Amor e Segurança
Já percebeu como as dificuldades relacionais ou de casal impactam de forma intensa nossa rotina e qualidade de vida?
As discussões ou brigas de casal já atrapalharam sua concentração no trabalho ou estudo?
As dificuldades que envolvem as relações com nossos entes mais queridos e próximos marcam com força nossas rotinas e influenciam a qualidade de nossas vidas. Quando as pessoas estão sem apoio físico ou emocional, ou com o apoio abalado, elas se sentem mais vulneráveis e têm mais dificuldade em regular suas emoções. As relações amorosas são vivenciadas, por muitas pessoas, como fonte de satisfação e realização pessoal, e a intimidade é buscada como meio de atender nossas necessidades de segurança, afeto e regulação emocional.
Mas relações amorosas ou vínculos de par, são complexas e exigem maturidade e investimento constantes dos parceiros no processo difícil de se ter uma vinculação saudável e prazerosa. Essa vinculação deve basear-se em uma parceria construída na convivência e envolve dos parceiros 3 ações importantes (Rizzon, 2019):
Disponibilidade
“Estou disponível para ver suas emoções, para lhe acolher”
Responsividade
“Sintonizo e respondo diante da necessidade de apoio”
Envolvimento Emocional
“Com minha presença, ação e atenção reasseguro que você é especial e importante”
Cada casal tem uma dinâmica própria de inter-relação desses sistemas, que precisam ser organizados de maneira a propiciar relações satisfatórias e funcionais. Cada casal é único e o entendimento dessa dinâmica envolve flexibilidade, cuidado e conexão.
Cuidado e atenção constantes são importantes para manter as relações funcionais e fontes de nutrição emocional. Por que sim, somos sedentos de amor e conexão!
Escrito por um ser humano
Francesca Stephan é mãe da Alice, parceira do Alexandre, filha da Ana. É apaixonada pelos encontros com amigos, conversas gostosas e passeios na natureza. Ah, é também doutora em Psicologia, docente e pesquisadora na área de relacionamentos, Psicoterapeuta de família, casal e individual e Terapeuta Cognivo- Sexual.